03/12/2021

CIAM promove bate-papos e palestra

Os eventos aconteceram entre os dias 25/11 e 3/12 e pautaram assuntos relacionados à luta contra a violência doméstica

Em comemoração ao Dia Internacional da Não Violência contra as Mulheres, 25 de novembro, a Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF), por meio do Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM) e da Escola do Legislativo Professor William Coury Jabour (Elejuf), promoveu uma série de eventos que colocaram em pauta questões relacionadas ao combate à violência contra a mulher. Realizados entre os dias 25/11 e 3/12, os encontros abordaram a violência doméstica, o chamado “lugar de mulher” e as políticas públicas voltadas para o tema, trazendo diversas convidadas para agregar os bate-papos.

Na quinta-feira, 25 de novembro, aconteceu um cine-debate com o tema: “Violência doméstica: por que elas não vão embora?”, que buscou colocar em pauta com as servidoras da Câmara os tipos de violência contra a mulher e as estratégias de enfrentamento. Ainda foi discutido o motivo pelo qual mulheres permanecem em relacionamentos abusivos mesmo após serem violentadas e como construir estratégias coletivas para encarar a problemática.

No dia 1º de dezembro, quarta-feira, o CIAM promoveu o bate-papo de tema “Lugar de mulher é…”, que contou com a presença da ativista e atriz Denise Nascimento e colocou em pauta o empoderamento feminino e a força das mulheres. O encontro, que aconteceu no auditório da Escola do Legislativo, contou com uma apresentação do grupo de artes cênicas e políticas As Ruths, do qual Denise é integrante. Dentre as performances, a atriz fez uma interpretação da música “Vou ligar pro 180”, de Elza Soares, que fala sobre o tema da violência doméstica.

O último dia de eventos, que aconteceu nesta sexta-feira, 2, foi marcado pelo encontro on-line da ex-ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Ideli Salvatti, que discutiu as políticas públicas de acolhimento a mulheres em situação de violência no Brasil. O evento, que fez parte do projeto Encontros Elejuf, também contou com a participação da coordenadora do CIAM, Gilmara Mariosa, do supervisor da Escola do Legislativo, Sérgio Loures, do vereador e presidente da Câmara, Juraci Scheffer (PT), das vereadoras Laiz Perrut (PT), Cida Oliveira (PT) e Tallia Sobral (PSOL) e da coordenadora da pasta de Políticas para Mulheres da Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH) da PJF, Wanessa Barbosa.

Ao pautar o número de mulheres da Legislatura atual da Casa do Povo, a vereadora Laiz Perrut ressaltou que as parlamentares vêm defendendo cada vez mais a participação feminina no Poder Público. “Juiz de Fora ainda é uma cidade muito conservadora e isso reflete na composição da Câmara, por isso estamos trazendo esse debate”, destacou. Ainda sobre políticas públicas, Wanessa Barbosa pautou as ações que vêm sendo realizadas na gestão da prefeita Margarida Salomão (PT), destacando a realização da Conferência Municipal em 2023 para estreitar relações com o Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres (CMDM), a instituição do fórum permanente de discussão e a realização do Projeto Casa da Mulher Itinerante. “A não percepção da situação de violência é um desafio de todas nós. É doloroso percebermos as correntes que nos prendem, mas é libertador e possibilita o nosso movimento. E é essa liberdade que queremos para todas as mulheres”, reforçou Wanessa.

Mais informações: 3313-4734 - Assessoria de Imprensa