Buscar
 

Arquivo de Notícias

25/11/2021

Câmara cobra melhorias para as UBSs de Linhares e São Pedro 

Falta de estrutura, deficiência no quadro de funcionários e acessibilidade foram as principais reclamações durante a Audiência Pública; Câmara vai solicitar análise profunda de todas as UBSs

A Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF) debateu na tarde desta quinta-feira, 25, a situação das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos Bairros Linhares e São Pedro. O proponente da Audiência Pública e presidente da Casa, Juraci Scheffer (PT), cobrou da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) um posicionamento com relação às melhorias nas estruturas das unidades. “As UBSs se encontram sem condições de atendimento, as estruturas são péssimas. No Bairro São Pedro, a unidade foi criada há 50 anos, para atender cinco mil pessoas; com o crescimento desordenado, hoje o bairro possui 40 mil pessoas, e o posto não acompanhou o crescimento. Sugiro ações rápidas e imediatas”. Juraci ainda disse que vai solicitar um relatório para a Prefeitura de Juiz de Fora com um diagnóstico de todas as unidades, uma "radiografia" da situação e o que a PJF pretende fazer. 

A ouvidora do Conselho Municipal de Saúde, Samantha Maria Borchear, destacou em sua fala que as pessoas precisam de dignidade na saúde e que recebe inúmeros pedidos de ajuda. Ela ainda ressaltou que a atenção primária deveria ser muito boa, mas o que se vê hoje são hospitais lotados de pacientes. “Identificamos uma queda no orçamento de compras de insumos, precisamos da ajuda dos vereadores para que seja reavaliado o recurso, não podemos ficar dessa forma, queremos uma política pública funcionando. Vamos continuar cobrando e sabemos que não é só nos Bairros São Pedro e Linhares, diversos bairros passam pela mesma situação”.

O secretário Executivo do Conselho Municipal de Saúde, Jorge Ramos, contou que um estudo já está sendo realizado sobre o orçamento, e que diante do que já foi analisado, não serão contempladas todas as unidades. Ele ainda relatou haver problemas no pessoal. “Além das reformas é preciso também uma expansão do quadro de funcionários". 

O gerente do Departamento de Recursos Humanos da Prefeitura de Juiz de Fora, Sydney Castro, expôs que a Secretaria de Saúde já está realizando um estudo para colocar em prática um concurso público na área de saúde na cidade. “Embora não possamos dar publicidade agora, em breve será divulgado, acredito que será um grande momento de transformação na área da saúde em Juiz de Fora”. 

A subsecretária de Relações Institucionais, Taiandre Nunes Cardozo, afirmou que os projetos arquitetônicos das duas UBSs já foram finalizados. Na oportunidade foi apresentado um slide com as novas estruturas das unidades. “A UBS de São Pedro terá oito salas de atendimento, sendo uma para atendimento odontológico, e também terá acessibilidade. A unidade de Linhares terá dez salas e será trocado todo o telhado. A nossa intenção é que o projeto saia logo do papel, nos empenhamos muito para terminar o projeto arquitetônico, queremos que essa licitação saia o quanto antes, estamos trabalhando incessantemente, sabemos das dificuldades das comunidades”. 

Mais informações: 3313-4734 / 4941 - Assessoria de Imprensa

Visualizada pela 69ª vez

Câmara Municipal de Juiz de Fora
Rua Halfeld, 955 - Centro, Juiz de Fora/MG
Tel: (32) 3313-4700


©2021 Câmara Municipal de Juiz de Fora