Buscar
 

Arquivo de Notícias

25/11/2021

Medalha Nelson Silva será entregue pela Câmara 

A medalha tem por finalidade reconhecer pessoas físicas e jurídicas que se notabilizaram na produção, difusão e engrandecimento das manifestações artístico-culturais e sociais da raça negra, no âmbito  municipal, estadual e nacional;  o evento acontece no Plenário da Câmara Municipal e será transmitido pela JFTV Câmara, canal 35.1

A Câmara Municipal de Juiz de Fora  (CMJF) irá homenagear na noite da próxima sexta-feira, 26, personalidades da cultura negra em Juiz de Fora. Serão homageados cinco mulheres, quatro homens e um grupo. A medalha tem por finalidade reconhecer o mérito cívico de pessoas físicas e jurídicas que se notabilizaram, efetivamente, na produção, difusão e engrandecimento das manifestações artístico-culturais e sociais da raça negra, no âmbito  municipal, estadual e nacional. A honraria faz parte das comemorações do Dia da Consciência Negra. 

A Medalha Nelson Silva foi instituída pela Resolução nº 1.120, de 1999. A honraria foi criada em parceria com o Batuque Afro-Brasileiro de Nelson Silva, e é concedida anualmente. Os agraciados são selecionados pelo Conselho do Mérito, formado por representantes do Batuque Afro-Brasileiro, da Secretaria de Educação e Funalfa (da Prefeitura de Juiz de Fora), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), da CMJF, do Conselho Municipal de Valorização da População Negra e do Instituto Histórico e Geográfico de Juiz de Fora.

Nelson Silva 

O cantor e compositor Nelson Silva nasceu no dia 22 de janeiro de 1928 em Juiz de Fora. Foi contador, tipógrafo e um dos maiores compositores da história do município e do país. Atento à situação do negro no Brasil, retratou a dura realidade enfrentada pela raça em cantos e lamentos, usando uma forma de linguagem típica do escravo.

Em 1964, fundou o Batuque Afro-Brasileiro. A ideia inicial era criar um grupo musical, formado somente por negros para interpretar uma parte da peça Aquarela do Brasil, idealizada pelo jornalista. Nelson faleceu por insuficiência cardíaca, em 1969, deixando aos integrantes do Batuque a sua herança de luta por uma sociedade mais justa e igualitária. 

Homenageados da Medalha Nelson Silva 2021

Dagna Gonçalves Costa

Elza Corrêa da Silva

Francisco José de Carvalho

Grupo Nzinga

Karoline Vieira (MC Xuxú)

Marcos Tadeu Batista Soares

Sandra Maria de Jesus (in memoriam)

Sebastião Carlos Grigório 

Silvânia Cristina de Andrade (Sil Andrade)

Willian José da Cruz

Mais informações: 3313-4713 - Assessoria de Imprensa 

Visualizada pela 95ª vez

Câmara Municipal de Juiz de Fora
Rua Halfeld, 955 - Centro, Juiz de Fora/MG
Tel: (32) 3313-4700


©2021 Câmara Municipal de Juiz de Fora