08/10/2021

Câmara promove debate sobre violência contra a mulher

O evento acontecerá no dia 13 de outubro, às 17h30, no Plenário da Câmara Municipal; a iniciativa pretende complementar o Plano Estratégico para a formatação do Centro Integrado de Atendimento à Mulher

Para continuar a atender às demandas das mulheres neste Outubro Rosa e visando a marcar o Dia Nacional de Luta contra a Violência à Mulher, que acontece em 10 de outubro, a Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF) promoverá, na próxima quarta-feira, 13, às 17h30, um debate sobre o tema “Violência contra a mulher”. A reunião, que acontecerá no Plenário da Casa Legislativa e contará com participação de movimentos femininos, tem o objetivo de incluir as solicitações da sociedade relacionadas ao tema a fim de complementar a formatação do Centro Integrado de Atendimento à Mulher, previsto no Plano Estratégico da Câmara.

O Centro Integrado de Atendimento à Mulher terá sede no Palácio Barbosa Lima, para oferecer uma localização mais central e de fácil acesso, e contará com uma ouvidoria que vai receber denúncias de violências e assédios contra as mulheres, oferecendo acolhimento e orientação para aquelas que passaram ou ainda passam por essas situações. Nesse sentido, o debate terá o intuito de mapear as principais necessidades desse grupo e as formas de abordagem mais adequadas a serem realizadas, aprimorando o atendimento do Centro, que deve ser inaugurado ainda durante este mês.

O Dia Nacional de Luta contra a Violência à Mulher é um marco celebrado pelo Ministério de Direitos Humanos desde 1980. Naquela ocasião, as mulheres se reuniram em protesto nas escadarias do Teatro Municipal de São Paulo para combater a onda crescente de crimes, hoje conhecida pelo termo feminicídio. A importância dessa data, principalmente em decorrência da pandemia, se dá pelo fato de que, com o isolamento social, houve uma queda nos números levantados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), pois os dados ficaram encobertos pela dificuldade das mulheres em denunciar as violações sofridas.

Mais informações: 3313-4734/ 4941 - Assessoria de Imprensa