21/07/2021

Após trabalho da Câmara, feiras nos bairros estão liberadas com 100% das barracas

Vereadores atuam desde o começo do ano para reabertura das feiras livres; as restrições sanitárias continuam válidas para as feiras noturna e da Avenida Brasil que continuam com 50% dos feirantes

As feiras livres nos bairros voltaram a funcionar nesta quarta-feira, 21, com 100% das barracas. O retorno, agora autorizado pela Prefeitura, contou com apoio contínuo dos vereadores da Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF), que desde o início do ano apresentaram Requerimentos, Representações e promoveram debates no Plenário durante as Reuniões Ordinárias para que os feirantes pudessem retornar às atividades. De acordo com a PJF, as barracas devem começar a ser montadas a partir das 5h, com exceção das feiras na Rua São João Nepomuceno, que deverão ser montadas a partir das 6h30. No caso da feira noturna e na feira da Avenida Brasil, as restrições continuam, sendo permitida apenas a presença de 50% dos feirantes.

A preocupação com os produtos perecíveis dos feirantes e a necessidade de alimentação da população foram algumas das defesas dos vereadores Maurício Delgado (DEM), Vagner de Oliveira (PSB) e Zé Márcio Garotinho (PV), que em março solicitaram a reabertura das feiras. Os vereadores destacaram que, com a aplicação rígida dos protocolos sanitários, a ida a feiras livres evita aglomerações em supermercados, além de ser uma vantagem econômica por praticarem preços mais vantajosos para a população. A sensibilidade à situação financeira de vários produtores foi uma das motivações para que o vereador Vagner de Oliveira elaborasse com os outros vereadores o Requerimento e abrisse o diálogo para que o Poder Executivo revisse a decisão de proibição das feiras livres. "Muitos produtores tiveram que jogar seus produtos fora porque estragaram", lamentou Vagner, que é também presidente da Comissão de Abastecimento, Indústria, Comércio, Agropecuária e Defesa do Consumidor.

Já Maurício Delgado ressaltou à época, em Plenário, que é um momento de sobrevivência. "Há pessoas que vivem apenas do próprio plantio sem a chance de ofertar os produtos".  O ponto também foi enfatizado pelo vereador Zé Márcio Garotinho, que lembrou que os hipermercados, supermercados e mercados também estão vendendo verduras. "Então por uma questão de justiça pedimos que os feirantes pudessem fazer a colheita e vender seus produtos. É um respiro de saúde financeira", lembra o vereador.

O vereador Marlon Siqueira (PP) também há alguns meses solicitou à instância estadual a volta do comércio de alimentos a céu aberto por feiras livres por meio de uma representação ao Comitê Extraordinário COVID-19. “Assim, queremos que feiras em toda Minas Gerais sejam beneficiadas, pois sabemos de perto da dificuldade do feirante em competir com as grandes redes varejistas de alimentos, que continuam abertas”, destacou. Além dos membros da comissão, assinaram o documento os vereadores André Luiz (REPUBLICANOS), Bejani Júnior (PODE), Dr. Antônio Aguiar (DEM), Cido Reis (PSB), Sargento Mello Casal (PTB), João Wagner Antoniol (PSC), Julinho Rossignoli (PATRIOTA), Kátia Franco Protetora (PSC), Laiz Perrut (PT), Pardal (PSL), Nilton Militão (PSD), Tallia Sobral (PSOL) e Tiago Bonecão (CIDADANIA).

Regras de funcionamento

Algumas regras para funcionamento são: atendimento apenas a clientes que estejam com máscaras; e oferta aos clientes de álcool em gel em todas as barracas; não é permitido o uso de extensor de barracas; o uso do “L” só será permitido, caso necessário, dentro dos limites da barraca de cada feirante (não sendo permitido o seu uso, o de caixotes ou de qualquer outro material fora do limite da barraca); todos os feirantes e auxiliares deverão usar, a todo momento, máscaras de proteção cobrindo boca e nariz; é permitido o consumo nas barracas de alimentação, desde que mantido o distanciamento de 2 metros entre as mesas.

Mais informações: 3313-4734 - Assessoria de Imprensa