17/02/2022

Câmara Móvel recebe demandas dos moradores do Bairro Industrial




imagem

A zeladoria e as enchentes foram as principais queixas da população; o projeto itinerante da CMJF esteve no bairro nesta quinta-feira, 17, com vários serviços da Casa Legislativa

A zeladoria e as enchentes recorrentes foram as principais queixas e demandas dos moradores que estiveram presentes no Câmara Móvel no Bairro Industrial, Zona Norte da cidade. O projeto itinerante da Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF) aconteceu nesta quinta-feira, 17, das 9h às 17h, na quadra da Escola Estadual Professor José Freire, e contou com a participação dos vereadores Juraci Scheffer (presidente da CMJF - PT), Laiz Perrut (PT), Dr. Antônio Aguiar (DEM), Vagner de Oliveira (PSB) e Tiago Bonecão (CIDADANIA).

Na abertura do evento, Juraci destacou a situação do bairro, castigado há décadas pelas chuvas durante o verão. “A população do Bairro Industrial é muito sofrida. São anos e anos afetados pelas enchentes, em especial esse ano em que aconteceram três ocorrências em menos de um mês”, pontuou. O parlamentar lembrou também que, no final do ano passado, a Casa Legislativa aprovou a Mensagem 4.448, autorizando a Prefeitura a contratar o valor de R$ 100 milhões por meio do Programa de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa) para várias obras, inclusive desassoreamento de córregos e rios e drenagem de águas pluviais. “Além do dinheiro para a intervenção, é fundamental que haja uma empresa que saiba fazer a obra completa, com conhecimento, expertise”, disse.

O vereador Vagner de Oliveira reforçou que a CMJF está atenta ao que acontece na cidade. “Nós vereadores precisamos lutar pela zeladoria da cidade e nós estamos aqui para ver a demanda de vocês e cobrar o Executivo”, falou. A questão também foi tema da fala do vereador Tiago Bonecão, que destacou que sempre “falamos de obras grandes, mas esquecemos do ‘arroz com feijão’ e essas intervenções básicas que tinham que ser prioridade”.

A presidente da Associação de Moradores do Bairro Industrial, Fernanda Alves, analisou que se houvesse prevenção os problemas recorrentes da região não aconteceriam. “Estou revoltada com o descaso com o bairro. Não há limpeza, planejamento. Não aceito falar que não tem solução, falta boa vontade. E o psicológico dos atingidos? Até quando as pessoas vão passar por isso? Além do problema das chuvas, o bairro está abandonado. Não tem sinalização na rua, não tem poda de árvore, a praça está abandonada, a UBS está cheia de problema”, afirmou.

A líder comunitária Renata Moraes destacou que a presença do Câmara Móvel no bairro é muito significativo e é uma esperança de ponte entre os moradores e a Prefeitura. “A minha casa é uma das mais atingidas pela chuva. São mais de 40 anos de problemas e está na hora de uma solução. Acho que o Bairro Industrial precisa ser prioridade. Precisamos nos movimentar, levar nossos anseios para a Câmara para que ano que vem não aconteça o que aconteceu esse ano”, finalizou.

Além de ouvir as demandas dos moradores sobre as chuvas e a zeladoria, o Câmara Móvel também levou até a comunidade vários serviços oferecidos pela Casa Legislativa como atendimentos jurídicos, de Defesa do Consumidor, superendividamento e processos; montagem de currículo e demonstração de vagas de empregos; corte de cabelo; cuidados à saúde com aferição de pressão arterial; orientações sobre a emissão de documentos importantes, como a carteira de identidade e certidões (como as de nascimento, casamento e óbito); emissão 2ª via de CPF e doação de livros.

Fiscaliza JF

A equipe do Fiscaliza JF esteve pela manhã em duas UBSs da região, as dos Bairros Industrial e Jardim Natal. Juntas, elas atendem cerca de 15 mil pessoas e, entre os problemas verificados, estão questões estruturais como mofos e infiltrações. Segundo Victório Eurico Campra Bustamante, enfermeiro da UBS do Bairro Industrial, “a sala de vacina precisa de ar-condicionado já que é muito quente e pode acarretar perda de imunizantes”. O servidor também destacou problemas de segurança e casos de agressão a profissionais, roubo e vandalismo.

Já no Jardim Natal, Hemilene Gomes de Carvalho, enfermeira e supervisora da unidade, afirmou que “desde 27 de janeiro não há aplicação de imunizantes na UBS porque a câmara de vacina está apresentando instabilidade e não consegue manter a temperatura. Além disso, estamos sem farmacêutico desde 2019”.

A Câmara Municipal vai enviar ao Executivo um documento com todas as demandas e informações levantadas no Câmara Móvel e no Fiscaliza JF.

Doações

Durante o Câmara Móvel, foram entregues as doações já recebidas pela Casa Legislativa. Qualquer pessoa que queira ajudar, pode entregar os donativos diretamente na Câmara Municipal, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Podem ser doados alimentos, materiais de higiene pessoal e limpeza, roupas, sapatos e colchões.

Além do Bairro Industrial, Petrópolis, na região serrana no Rio de Janeiro, devastada pelas fortes chuvas que atingiram a cidade na última terça-feira, 15, também receberá donativos coletados pela Casa Legislativa.

Mais informações: 3313-4734/ 4941 - Assessoria de Imprensa




Mais Notícias