CÂMARA MIRIM

Câmara Mirim promove encontro on-line para discutir retorno das atividades

A reunião, realizada na última quarta-feira, 1º, colocou em pauta estratégias para que as escolas possam movimentar os trabalhos relacionados ao projeto

A Câmara Mirim, projeto da Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF) que visa a estimular a cultura democrática e a participação política e cidadã por meio das escolas de ensino fundamental do município, realizou um encontro remoto na última quarta-feira, 1º, com o intuito de discutir novas estratégias para a retomada das atividades desta edição do programa. O mediador do encontro foi Sérgio Dutra, sociólogo e coordenador do projeto, e foram convidados a coordenadora da Câmara Mirim na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Christiane Jarlles, os monitores do projeto e os representantes de algumas escolas participantes, dentre elas o Centro Educacional Aguiar Celeghini (CEAC) e as Escolas Municipais Áurea Bicalho, Adhemar Rezende, Dr. Paulo Japiassu Coelho, Caic Rocha Pombo e a. União da Betânia.

De acordo com Sérgio, são muitos os desafios para manter os trabalhos do projeto de forma on-line, sem a possibilidade de realizar oficinas presenciais. “Como a maioria das escolas participantes da Câmara Mirim são escolas públicas e municipais, e a gente sabia da dificuldade que elas tinham de manter suas aulas de forma remota, nós acabamos adiando essa conversa de retomada”, destacou o coordenador. Assim, o encontro buscou analisar a situação dessas escolas e apresentar possíveis estratégias para que os jovens tenham acesso às oficinas oferecidas pelo programa.

Dentre as ações já iniciadas pelo grupo, a pedagoga e monitora Maria Helena Cruz, juntamente com Sérgio Dutra e os demais monitores, já estão desenvolvendo uma Cartilha de Formação para os alunos da Câmara Mirim. Além disso, foram propostos produções de vídeos e podcasts que abordem a função do projeto, e ainda a criação de um site, um canal no YouTube e uma página no Instagram, a fim de aproximar e aumentar a adesão dos alunos à Câmara Mirim. Ao final, os participantes ressaltaram a importância de manter o protagonismo dos estudantes no programa e pretendem realizar uma nova reunião, ainda sem data, trazendo um posicionamento sobre o assunto abordado no encontro.

Mais informações: 3313-4734/ 4941 - Assessoria de Imprensa