Brasão de Juiz de Fora CĀMARA MUNICIPAL DE JUIZ DE FORA

Proposição: PLEI - Projeto de Lei
Número: 76/2018  -  Processo: 8180-00 2018

JUSTIFICATIVA

Borboleta: Bairro Alemão de Juiz de Fora

O bairro Borboleta está localizado na região oeste de Juiz de Fora/MG e segundo dados do IBGE (2009) possui aproximadamente 10.000 habitantes. Uma característica predominante entre esses habitantes da comunidade é a raiz germânica oriunda dos primeiros moradores da região.

Estes chegaram à cidade a partir de 12 de Junho de 1858 para constituição da Colônia Agrícola Alemã Dom Pedro 11, formada então pelas Colônias de Cima, do Meio e de baixo, hoje conhecidas como bairros São Pedro, Borboleta e Fábrica, respectivamente.

Com o passar do tempo, mudanças diversas foram ocorrendo e a necessidade de preservação de hábitos e costumes tornou-se um fator primordial para que o bairro mantivesse sua história e memória atrelada aos seus primeiros habitantes, ou seja, os imigrantes germânicos.

Assim, iniciativas vindas de diversos setores do bairro começaram a desenvolver atividades que tinham como objetivo central a cultura germânica. Em 1969 a comunidade se reuniu com propósito de realizar um evento que remetesse as suas origens, foi assim que surgiu a

primeira Festa Alemã de Juiz de Fora.

Esse movimento se repetiu em 1973 e 1975 com a realização da segunda e terceira versões da Festa. Na década de 1990 foram

realizados novos festejos que trouxeram de forma mais intensa a busca do fortalecimento da cultura imigrante da localidade.

Este movimento cultural foi a base e alicerce para a motivação da fundação da Associação Alemã de Juiz de Fora(Associação Cultural e Recreativa Brasil- Alemanha), fundada em 27 de Abril de 1993.

A Associação surge com a finalidade de promover, divulgar, apoiar, incentivar e coordenar trabalhos e eventos relacionados ao estudo dos diversos aspectos culturais, das sociedades alemã e brasileira e seus reflexos na formação da nação brasileira.

Além disso, mantém desde sua fundação o Grup Folclórico Germânico SCHMETTERLlNG, criado em 16 de junho de 1990 e realiza ininterruptamente a DEUTSCHES FEST (Festa Alemã do Borboleta), desde 1995. O evento recebe público aproximado de 10 (dez) mil visitantes/dia da cidade, região e vários estados do país e acontece sempre no mês de setembro.

A Festa Alemã do Bairro Borboleta é considerada, patrimônio cultural de Juiz de Fora, através da Lei n° 12.621, de 09 de Julho de 2012, que declara de utilidade pública, a festa de tradições alemãs, para fins de registro e efeito de proteção e preservação, como bem constitutivo da cultura colonizadora na memória urbana da cidade.

Ao longo de sua trajetória a entidade consolidou o movimento de resgate e preservação da cultura alemã em Juiz de Fora, tornando a Ex-Colônia do Meio (Borboleta) principal reduto da imigração germânica em nossa cidade. Abaixo segue alguns títulos de reconhecimento do seu trabalho:

a) Título de Utilidade Pública Municipal, através da Lei 10.744, de 28 de Maio de 2004.

b) Mérito COMENDADOR HENRIQUE GUILHERME FERNANDO HALFELD em 2013, quando completamos 20 Anos de fundação

(criado pela LEI 4.496, de 22 de novembro de 1973, entregue durante as comemorações do aniversário da cidade de Juiz de Fora àqueles

que, de maneira excepcional, tenham contribuído para a projeção e a valorização do município de Juiz de Fora).

c) Título de Entidade Benemérita de Juiz de Fora, outorgado pela Câmara Municipal de acordo com a LEI 12.780, de 25 de Abril de

2013.

d) Medalha do Mérito Legislativo em 2015, oferecido pela Câmara Municipal de Juiz de Fora na Categoria TURISMO, em reconhecimento ao importante trabalho de resgate e preservação desenvolvido pela Associação Alemã através da realização da Deutsches Fest-Festa Alemã e das apresentações do Grupo de Danças Folclóricas Germânicas Schmetterling

Ainda dentro do contexto cultural germânico do bairro, ocorreu o tombamento como Bem Imaterial de Juiz de Fora, o registro da receita do pão alemão como bem de natureza imaterial, que foi sancionado através do Decreto Municipal n? 232, de 05 de Maio de 2010. O modo de fazer o pão alemão, tornou-se apreciado em Juiz de Fora com a chegada dos imigrantes alemães á cidade, em meados do século XIX, foi anotado no livro de registro de bens de natureza imaterial de Juiz de Fora sob o número 006/2010.

Mesmo com a forte especulação imobiliária, alguns imóveis ainda resguardam sua originalidade e traços da presença germânica, tendo inclusive uma casa, localizada na Rua Tenente Paulo Maria Delage, nº 930 com tais características tombada pelo Patrimônio Histórico Municipal através do decreto n° 9453 de 18 de fevereiro de 2008.

Sua composição arquitetônica recebe a influência dos "chalets", introduzidos pela colonização estrangeira no final do século XIX e início do século XX, destacando-se as alvenarias e os ornatos feitos em tijolos cerâmicos aparentes, a cobertura de telhas curvas, as esquadrias de

madeira, vidro, lambrequim e o guarda-corpo de madeira.

Neste ínterim, temos ainda o tombamento do Marco do Centenário da Imigração Alemã de Juiz de Fora, através do Decreto nº 12.984, situado na Praça do Imigrante Alemão na entrada do bairro Borboleta. O marco foi inaugurado em 1958 na Praça Agassis pelo prefeito

Adhemar Rezende de Andrade (1897-1998) e reinaugurado em 1990 no bairro Borboleta.

Muitos de seus moradores mantêm hábitos na gastronomia, na linguagem, na música e na dança. Nesta destacamos a presença há 28 anos do Grupo de Danças Folclóricas Germânicas Schmetterling com atividades desenvolvidas através de seus 140 integrantes divididos em 8 categorias com idades variando entre 3 a 70 anos e que se apresentam ao longo do ano em diversos estados.

Além da dança, a cultura alemã se manifesta através da música com a Escola de Música Maldo Gerheim onde são oferecidos vários cursos, o conjunto típico Schmetterling Kapelle, a banda folclórica Alemão Cascudo; da língua com o curso de alemão comunitário(Gemeinschfatkurs) voltado para todos que se interessem pelo idioma; e o Centro Cultural com exposições permanentes, temporárias e temáticas alemãs e teuto-brasileiras.

Diante de tudo que foi exposto, não há como deixar de destacar que hoje a comunidade do bairro borboleta ainda respira no seu dia a dia a cultura alemã, sendo um reduto germânico e portanto "o bairro alemão de Juiz de Fora".

Wanderson Castelar

Vereador - PT

 

 



[CMJF - Câmara Municipal de Juiz de Fora] [iS@L]