Brasão de Juiz de Fora CĀMARA MUNICIPAL DE JUIZ DE FORA

Proposição: PLEI - Projeto de Lei
Número: 174/2014  -  Processo: 7246-00 2014

JUSTIFICATIVA

        Submetemos à apreciação dos nobres Vereadores, respeitadas as normas regimentais, o presente projeto que visa conceder Título de Entidade Benemérita de Juiz de Fora a Loja Maçônica "Fidelidade Mineira".

          Fundada em 12 de março de 1870, a Loja "Fidelidade Mineira" instalada na

Av. Rio Branco, 1962, completará no próximo ano 145 (cento e quarenta e cinco) anos de existência. Na década de 1870 a Maçonaria na pessoa do insigne político Visconde do Rio Branco, Grão Mestre e Christovão Rodrigues de Andrade, Venerável, ocorreu a alforria de duas crianças escravas.

          Na noite do dia 5 de setembro de 1889, saiu da usina de Marmelos para acender as lâmpadas que iluminaram a Loja Maçônica "Fidelidade Mineira" concedendo-lhe, assim, a gloria de tornar-se o primeiro prédio servido por luz elétrica do novo continente.

         Por ser a Loja mais antiga de Minas Gerais em funcionamento direto, é considerada a "Loja Mãe" das 16 (dezesseis) existentes em Juiz de Fora. Consta nos seus arquivos nomes de vultos eminentes acrescendo sobremaneira a brilhante constelação desta oficina.

          Registra-se nos anais desta Casa Legislativa vários vereadores maçons: Pedro Maria Halfeld, Henrique Guilherme Halfeld, José Caetano de Morais e Castro, Anthero José Lage Barbosa, Avelino Rodrigues Milagres, Marcelino de Assis Tostes, José Moreira da Rocha, Christóvão Rodrigues de Andrade, Eduardo Teixeira de Carvalho Hungria, Ignácio Ernesto Nogueira da Gama, José Correa e Castro, Agostinho Antônio Correa, Joaquim de Almeida Póvoas, Bernardo Mariano Halfeld, Francisco Rodrigues de Almeida Novais, José

Rangel, Augusto Carlos Alvares Pena, Pedro Marques de Almeida, Irineu Guimarães, Wandenkolk Moreira, Joaquim Simeão de Faria, Joaquim Vicente Guedes, Célio Ribeiro de Barros, José Soares, Francisco de Paula Fonseca, Tabajara Ferreira Leite de Toledo e Gerson Occhi.

          Alguns desses ilustres são conhecidos por nós por nomearem importantes ruas, praças e galerias.

          A "Fidelidade Mineira possui ainda um museu que conta com acervo de documentos e selos do século XIX e XX, com parte da história de Juiz de Fora.

          Por tudo isto e especialmente por oportunidade da comemoração dos seus 145 anos é de grande importância o reconhecimento dessa Casa a "Fidelidade Mineira".

Juiz de Fora, 08 de dezembro de 2014.

Hitler Vagner Cândido de Oliveira

Vereador - PR

 



[CMJF - Câmara Municipal de Juiz de Fora] [iS@L]