Brasão de Juiz de Fora CÂMARA MUNICIPAL DE JUIZ DE FORA

Proposição: PLEI - Projeto de Lei
Número: 3/2020  -  Processo: 8659-00 2020

COMISSÃO ESPECIAL - ZÉ MÁRCIO - PARECER

Trata-se de Projeto de Lei n° 03/2020 de iniciativa do Vereador Kennedy Ribeiro (MDB) que concede o Título de Cidadão Benemérito de Juiz de Fora - MG ao Senhor Jefferson da Silva Januário.

Jefferson, mais conhecido como Negro Bússola, nasceu e cresceu no bairro Santa Efigênia, periferia da Zona Sul Juiz de Fora.

O quarto filho do senhor Sérgio Antônio Januário — sambista e fundador da primeira escola de samba de sua comunidade, fez da Cultura Hip-Hop um veículo de manifestar suas inquietações, tendo uma aliada para difundir a cidadania e manifestar o protagonismo periférico aguçado. Atuante em ações sociais, o homenageado encontrou um caminho para fazer a diferença em sua comunidade e em sua cidade.

Em 2004 fundou a Casa de Cultura Evailton Vilela — CCEV, organização não governamental que visa fomentar a valorização e capacitação de moradores da periferia através de cursos profissionalizantes e projetos inovadores. Líder comunitário e produtor cultural, hoje, é referência na elaboração e execução de ações e projetos ligados às comunidades, como o Baile de Debutantes Coletivo, ação que busca proporcionar a alta estima das meninas das periferias de Juiz de Fora.

Destaca-se também sua atuação em experiências nacionais. Negro Bússola, além de ser gestor em direitos humanos, foi fundador da primeira Casa da Cultura de Juiz de Fora, atuou como Delegado Nacional de Cultura por três vezes consecutivas, e possui experiências como Delegado Nacional da Juventude e Delegado Nacional de Segurança Pública.

Além disso, conseguiu a segunda colocação no prêmio Nacional Itaú — Unicef em 2009, através da apresentação do Museu da Memória da Pessoa Comum.

Por estes motivos citados acima, destacando o belíssimo trabalho realizado ao longo destes anos, manifesto-me de forma favorável a concessão do Título de Cidadão Benemérito de Juiz de Fora ao senhor Jefferson da Silva Januário — Negro Bússola.

Palácio Barbosa Lima, 10 de janeiro de 2020. 



[CMJF - Câmara Municipal de Juiz de Fora] [iS@L]