Brasão de Juiz de Fora CĀMARA MUNICIPAL DE JUIZ DE FORA

Proposição: PLEI - Projeto de Lei
Número: 227/2019  -  Processo: 8584-00 2019

JUSTIFICATIVA

O Dr. HÉLIO AMÉRICO MENDES é natural de Juiz de Fora/MG, tendo nascido no dia 28 de abril de 1937, sendo casado com a Sra. Hilda Corrêa Barreto, tendo cinco filhos: Maria Cristina, Luiz Henrique, Carlos Augusto, Ana Lucia e Mário Márcio, vindo a falecer em 30 de dezembro de 2014, nesta cidade.

O histórico da vida do Professor Hélio remonta à década de 1960, quando ministrava aulas da Língua Portuguesa, no Colégio Machado Sobrinho, e foi aprovado no Curso de Direito da UFJF, vindo a fazer parte da formação da 1° Turma, em 1965, levando brilhantemente a carreira de magistério e da advocacia, tendo montado um escritório para atender à grande demanda.

O Dr. Hélio, conhecido e respeitado no meio forense, atuou com galhardia não só em Juiz de Fora, como também, em outras cidades mineiras e de outros Estados, dominando as questões jurídicas na Justiça Comum Cível e Criminal, Justiça do Trabalho e Federal, Justiça Militar, se especializando em Direito de Família, não deixando de acolher os mais necessitados, pois exerceu muito o atendimento aos que necessitavam da gratuidade de justiça, acolhendo-os com toda dignidade humana.

Teve o Professor Hélio um livro publicado em 1963, intitulado "Emprego Correto das Letras", visando a facilitar a grafia das palavras, que foi largamente utilizado por alunos e professores, além dos colegas causídicos e outras pessoas, contribuindo para o engrandecimento da Língua Pátria.

Assim, nada mais justo do que oferecer uma homenagem a um cidadão tão ilustre de nossa cidade, deixando registrado o seu nome numa ponte sobre o Rio Paraibuna usada pela R.F.F.S.A. (Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima), chamada popularmente "da Leopoldina", e que juntamente com o Professor e Doutor Hélio contam a história deste Município, registrando-se nos anais da Câmara Municipal de Juiz de Fora.

Esperamos, pois, que os Nobres Edis aprovem o presente Projeto de Lei.

Palácio Barbosa Lima, 18 de novembro de 2019.

JOSÉ MANSUETO FIORILO

VEREADOR



[CMJF - Câmara Municipal de Juiz de Fora] [iS@L]