Brasão de Juiz de Fora CĀMARA MUNICIPAL DE JUIZ DE FORA

Proposição: PLEI - Projeto de Lei
Número: 112/2019  -  Processo: 8452-00 2019

JUSTIFICATIVA

Onofre Batista nasceu no dia19 de junho de 1919 e faleceu em 06 de junho de 1995, aos 75 anos.

Muito conhecido por ser um homem dinâmico, honesto, empreendedor e profundamente solidário, era corretor de imóveis. Na década de 1960 deixou a cidade de Governador Valadares para estabelecer-se em Juiz de Fora, comprando terras na Cidade Alta do município e promovendo o loteamento do atual Bairro Santos Dumont, que recebeu este nome devido à proximidade ao aeroporto de Juiz de Fora.

O empresário possuía uma imobiliária situada na esquina da Rua Halfeld com a Avenida Barão do Rio Branco. Homem de muita coragem e determinação, insistiu em seu projeto de expansão da Cidade Alta enfrentando muitas dificuldades, mas não deixou se vencer pelos desafios para a realização de seu sonho e projeto.

Apoiado pelo prefeito da época, Meio Reis, conseguiu abrir ruas e fazer caixas d'água, que proporcionaram melhorias aos moradores. Doou terreno para a construção de uma escola municipal e para a construção da Igreja de Nossa Senhora da Penha, ambos no Bairro Santos Dumont.

Dentre outros feitos sociais para o bem, progresso e o crescimento da comunidade, facilitou a compra de imóveis para muitas famílias que não tinham condições financeiras de adquirir a casa própria. Era um homem simples que apoiava os menos favorecidos através da doação de lotes ou facilitando a compra de imóveis para estas pessoas poderem viver com toda dignidade.

Casado com a professora Júlia Ferreira Batista, pai de dois filhos, Elisabeth Batista de Castro e Vanderlei Ferreira Batista, este já falecido precocemente. Onofre Batista é exemplo de homem dedicado à família, pai carinhoso, presença forte e marcante, como também empresário e filantropo, deixando um legado de bom caráter, caridade e empreendedorismo a ser seguido por tosos, especialmente pelos mais jovens.

Por essas razões, dentre outras de fácil compreensão, contamos com a aprovação do presente projeto de lei pelos Senhores Vereadores, aos quais agradecemos antecipadamente.

Palácio Barbosa Lima, 25 de junho de 2019.

Juraci Scheffer

Vereador - PT



[CMJF - Câmara Municipal de Juiz de Fora] [iS@L]