Brasão de Juiz de Fora CĀMARA MUNICIPAL DE JUIZ DE FORA

Proposição: PLEI - Projeto de Lei
Número: 97/2019  -  Processo: 8433-00 2019

JUSTIFICATIVA

Submetemos à apreciação dos nobres Vereadores, respeitadas as normas regimentais, o presente Projeto que visa conceder Título de Cidadão Honorário de Juiz de Fora a Eduardo de Araújo Rodrigues.

Graduado em Ciências Biológicas, com especialização em Educação Ambiental e Graduando em Engenharia Ambiental e Sanitária pela Universidade Federal Viçosa é natural de Leopoldina e tem 52 anos.

Em 2004 mudou-se para Juiz de Fora, onde constituiu família e iniciou carreira como professor na rede de ensino privada e logo depois na rede estadual, no Colégio de Aplicação João XXIII. Lecionou Biologia em diversas escolas.

Em 2006, ingressou por concurso no Instituto Estadual de Florestas (IEF), em Juiz de Fora, onde atuou como analista ambiental em atividades de licenciamento e fiscalização, como conselheiro, em comitês de bacias hidrográficas, COMDEMA — JF e Conselho Gestor do Parque Estadual de Ibitipoca, além de outras atividades de capacitação em oficinas e palestras.

Desde 2011 está cedido ao Instituto Mineiro de Gestão das Águas, tendo inicialmente a missão de representar o Núcleo Regional de Gestão das Águas deste Instituto, instalado em Juiz de Fora, com a finalidade de atender a região da Zona da Mata, Vertentes e parte da bacia hidrográfica do Rio Doce, sendo o representante do IGAM nos comitês afluentes mineiros dos rios Doce, Paraíba do Sul e Grande, em área que contempla mais de 200 municípios mineiros e em interface com os estados do Rio de Janeiro, são Paulo e Espírito Santo, que compõem os comitês de bacias hidrográficas federais onde este servidor também representa o IGAM na integração entre estes estados.

Desde 2015 atua no acompanhamento do desastre de Mariana, com o rompimento da barragem de Fundão, sendo o representante do IGAM na Operação WATU da Secretaria do Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, que monitora os trabalhos realizados na recuperação do Rio Doce e na Câmara Técnica de Recuperação Florestal e Produção de Água do Comitê Interfederativo formado para acompanhar a execução do TAC —Termo de Ajustamento de Conduta firmado com a Fundação Renova com a mesma finalidade.

Desde o início de 2018, após a criação da Unidade Regional de Gestão das Águas do IGAM em Juiz de Fora executa também as atividades de análise de outorgas, fiscalização e monitoramento da gestão das águas.

Por tudo isto, nada mais justo que prestar nosso reconhecimento pelos serviços prestados à cidade de Juiz de Fora.

Palácio Barbosa Lima, 23 de maio de 2019.

Hitler Vagner Cândido de Oliveira

Vereador — PSC



[CMJF - Câmara Municipal de Juiz de Fora] [iS@L]