Brasão de Juiz de Fora CĀMARA MUNICIPAL DE JUIZ DE FORA

Proposição: PLEI - Projeto de Lei
Número: 248/2017  -  Processo: 7723-00 2016

JUSTIFICATIVA

Submeto à elevada apreciação desta Egrégia Câmara Municipal de Juiz de Fora a presente proposição que, considerando o seu relevante interesse público e seu caráter notadamente social, dispõe sobre a rota turística e cultural das cervejas artesanais no Município de Juiz de Fora.

A proposta se justifica pelo fato de que o Legislativo precisa e deve se preocupar e observar todas as demandas oriundas da população municipal.

A primeira cervejaria mineira foi criada em 1861 pelo alemão Sebastian Kunz, onde hoje é o Bairro São Pedro, em Juiz de Fora.

É cediço a vocação cervejeira de Juiz de Fora, podendo-se trazer novos rumos para o turismo. Para os produtores, a criação dessa identidade tem o condão de fortalecer o mercado interno e contribuir para a atração de novos consumidores.

Conforme publicado na versão online do jornal Tribuna de Minas', o crescimento e o fortalecimento do setor de cerveja especial, o primeiro a constituir um Arranjo Produtivo Local (APL), certificado pelo Governo de Minas Gerais, abrem espaço para atrair o público de fora para conhecer a história da bebida na cidade, a gastronomia da rede de bares e restaurantes e fazer negócios.

Os APLs são identificados como concentração de empresas localizadas em um mesmo território, trabalhando de forma sinérgica e cooperada. A partir desse reconhecimento, essas empresas passam a integrar políticas públicas do Governo do estado de incentivo às atividades relacionadas à cadeia produtiva da cerveja .

O embrião desta rota turística e cultural foi a primeira iniciativa envolvendo o setor cervejeiro e do turismo em Juiz de Fora. A proposta da Caminhada Cervejaria Escola Mirante buscou reunir pessoas para conhecer pontos históricos do trajeto da Estrada de Salvaterra, acompanhados por profissionais de educação física e história para realizarem a atividade e conhecer os pontos históricos principais do trajeto.

Sendo assim, a rota turística e cultural das cervejas artesanais no âmbito do Município de Juiz de Fora, a ser denominada Rota das Cervejas Artesanais de Juiz de Fora, tem como um de seus objetivos adotar estratégias de divulgação de Juiz de Fora como pólo catalisador de iniciativas de desenvolvimento econômico e turístico.

Diante das razões acima expostas, espero contar com o apoio do Sr. Presidente e dos Ilustres Edis que compõem esta Casa na aprovação desta proposição, tendo em vista, como já dito, seu relevante interesse público e seu caráter notadamente

social.

Palácio Barbosa Lima, 10 de Outubro de 2017.



[CMJF - Câmara Municipal de Juiz de Fora] [iS@L]