Buscar
 

Arquivo de Notícias

31/10/2018

Câmara realiza Semana Municipal de Comunicação Social Prof. Márcio Guerra

Promulgada em agosto deste ano, a Lei 13.745/2018 institui na cidade a Semana Municipal de Comunicação Social Prof. Dr. Márcio de Oliveira Guerra. Assim, a semana do dia 5 de novembro entra para o Calendário Oficial do Município, e a Câmara Municipal terá que reservar em seu calendário anual a ocupação do Plenário para execução de atividades inerentes ao tema.

A programação da primeira Semana Municipal de Comunicação acontece entre os dias 5 e 9 de novembro com palestras, paineis e mesas que vão discutir temas atuais como as fake news, comunicação e igualdade de gênero, comunicação pública e cidadania, entre outros. Toda a programação será transmitida ao vivo pela JFTV Câmara, canal 35. Interessados também podem participar pessoalmente, sem necessidade de inscrição. Confira programação abaixo.

De acordo com o autor da lei, vereador Wanderson Castelar (PT), a comunicação é um campo estratégico, que faz parte do cotidiano da sociedade, e que pode influenciar nas decisões da mesma. “A comunicação social é absolutamente fundamental para fundar a sociedade, e para firmar valores universais como a democracia, a justiça e o direito à livre manifestação.”

Quanto a escolha do homenageado, o parlamentar diz que o nome não poderia ser o mais apropriado para levar o nome da semana, uma vez que possui um currículo grandioso e por ser um profissional de destaque na cidade.

Castelar destaca ainda os conteúdos a serem discutidos nos paineis, sobretudo a contribuição em um deles com a participação do ex-ministro das Comunicações no governo de Dilma Rousseff, Ricardo Berzoini, responsável pela liberação das transmissões em canal aberto da JFTV Câmara.


O Homenageado

Márcio Guerra é formado em Comunicação Social pela UFJF. Mestre, doutor e pós-doutor em Comunicação pela UFRJ. É docente e pesquisador do Curso de Comunicação Social da UFJF. Atualmente, exerce o cargo de Pró-Reitor de Imagem Institucional da UFJF.

Começou sua jornada profissional atuando nas rádios da cidade, o Diário da Tarde e a PRB-3, principalmente na área de jornalismo esportivo. Nessa época pode conviver e aprender com profissionais de destaque da cidade, como João Batista de Paula, Mário Helênio, Dirceu Costa Ferreira, Paulo César Magela, entre outros.

Trabalhou e ajudou a consolidar o jornal Tribuna de Minas, além de ter sido repórter da Tv Globo. No final da década de 80 ingressou na carreira de professor, e hoje é titular do curso de jornalismo da UFJF.

“Fico muito grato por essa oportunidade de compartilhar o meu nome com uma atividade que é tão importante, já que é um momento da gente refletir sobre a nossa profissão. Sobretudo, nesse período em que o jornalismo vem sendo tão questionado. Me sinto muito honrado, emocionado, por saber que ainda em vida - e isso é tão raro - eu contei com a generosidade da Câmara e, principalmente, do vereador Castelar, e de todos os vereadores, bem como da Prefeitura que aprovou essa ideia”, ressaltou.


Confira a programação da Semana:

05 de novembro: às 19h, Sessão Solene de Abertura, no plenário da Câmara;

07 de novembro: às 15h, no plenário da Câmara acontece o Painel: “Regulação da Mídia: censura ou necessidade?”, com o Ex-Min. Ricardo Berzoini e com a jornalista Marise Baesso;

Já às 19h, no campus Estrela Sul do Centro de Ensino Superior ( localizado na rua Luz Interior, 345, bairro Estrela Sul), será realizada a mesa “Internet: terra sem lei?”, mediada pelo prof. Dr. Márcio Guerra e com a participação do Ex-Min. Ricardo Berzoini, prof.Lúcia Schmidt e o prof. Tarcízio Dalpra Junior;

08 de novembro: No plenário da Casa, às 17h, Painel: “Os desafios que as fake news impõem ao jornalismo e à política”, ministrado pela Profª Gilze Bara e Ricardo Assis;

Já às 19h, também no plenário, acontece o painel “Comunicação e Inclusão”, ministrado por Aline Avellar e Gabriel Martins;

09 de novembro: Palestra: “Comunicação Pública e Cidadania”, com Luiz Felipe Falcão, Ricardo Miranda e Maressa de Souza, às 15h, no plenário da Câmara.


Informações: 3313-4734 / 4941 – Assessoria de Imprensa
 
 

Visualizada pela 666ª vez

Câmara Municipal de Juiz de Fora
Rua Halfeld, 955 - Centro, Juiz de Fora/MG
Tel: (32) 3313-4700

design by
©2011 Câmara Municipal de Juiz de Fora | Licensa Creative Commons