Buscar
 

Arquivo de Notícias

06/07/2018

JF ganhará projeto piloto “Rede de Feirantes Protegidos”

O vereador Marlon Siqueira (MDB) se reuniu nesta quarta-feira, 5, com o Comandante da 4ª Região de Polícia Militar (4ªRPM), Coronel Nocelli, e o secretário de Agropecuária e Abastecimento, Bebeto Faria, para tratar da criação da “Rede de Feirantes Protegidos”, iniciativa de segurança comunitária e participativa já instalada em alguns bairros, para melhorar a segurança. Nas próximas semanas, o projeto será repensado para se adaptar às características de uma feira livre, e serão realizadas as primeiras reuniões com os feirantes. O esforço terá um primeiro projeto piloto, a feira da Avenida Brasil, que acontece aos domingos. 
 
“A ideia da ‘Rede de Feirantes Protegidos’ veio da certeza que a interação entre a sociedade e as forças policiais é uma arma poderosa contra a crise de violência em que vivemos”, explica o vereador. “É uma maior garantia de segurança para comerciantes, consumidores e até moradores próximos das cerca de 20 feiras em áreas públicas que temos em Juiz de Fora”, destaca Marlon. 
 
Durante a reunião, Nocelli reiterou o trabalho contínuo da Polícia Militar em conjunto com outras instituições para tornar os centros de comércio popular seguros. “Sabemos da importância das feiras, na sua força econômica, na tradição ou no número de pessoas que passam por elas. A forma mais eficiente de combater a criminalidade é o uso da inteligência, de informação, por isso esse contato da polícia com a comunidade é indispensável”.
 
Baseada na versão de vizinhança, o projeto da “rede de feirantes” começaria por encontros educativos, com palestras da polícia de noções de segurança pública para os participantes. Após a conscientização, um grupo fechado com contato dos feirantes é criado em um aplicativo de mensagem instantânea (com a presença de policiais). A partir de então, fotos, vídeos e mensagens de atitudes suspeitas podem ser trocadas de forma segura e imediata entre os membros (que são monitorados).
 
Fonte: Assessoria do Vereador
 
 
Informações: 3313-4734 / 4941 – Assessoria de Imprensa
 

Visualizada pela 169ª vez

Câmara Municipal de Juiz de Fora
Rua Halfeld, 955 - Centro, Juiz de Fora/MG
Tel: (32) 3313-4700

design by
©2011 Câmara Municipal de Juiz de Fora | Licensa Creative Commons