Buscar
 

Arquivo de Notícias

Câmara entrega Medalha do Mérito Legislativo 2007

Câmara entrega Medalha do Mérito Legislativo 2007

       A Câmara Municipal de Juiz de Fora comemora seu 154º aniversário com a entrega da Medalha do Mérito Legislativo – Edição 2007 em solenidade amanhã (27/04), às 19h30, no Plenário Francisco Afonso Pinheiro. São 19 agraciados em 15 modalidades. A Medalha, criada pela Resolução 1.138, de 26 de março de 2001, distingue pessoas físicas ou jurídicas que por relevantes serviços prestados em suas áreas de atuação tenham merecido especial reconhecimento do Poder Legislativo.
       
       Agraciados de 2007
       
       Comunicação – Ailton Alves Pereira
       Formou-se em Comunicação Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em 1992. Ailton passou por vários veículos de comunicação da cidade. Em 1994, iniciou sua carreira no Diário Regional, atuando como repórter de região, especial, política e como editor e cronista esportivo. Paralelamente exercia a função de noticiarista na Rádio Manchester. No ano de 2000, foi para o Jornal dos Sports, onde atuou como editor-chefe, crítico de cinema e cronista esportivo. Em 2003, participou do programa Mesa de Debates da TVE – Juiz de Fora. Atualmente Ailton é repórter de política do jornal Tribuna de Minas, onde também teve passagem pela editoria de Esportes. Em 2003, publicou o livro “Meus sonhos são bastante razoáveis”. Um ano após, decidiu demonstrar seu amor pelo Tupi Futebol Clube, colocando no livro “A Saga dos Carijós” as crônicas que publicou sobre o clube juizforano, quando estava no Diário Regional.
       
       Cultura – Jornalista Ismair Zaghetto
       Como superintendente-geral da Fundação Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), Ismair Zaghetto resgatou a memória da cidade através da publicação de livros e discos de artistas locais. Foi responsável pelo início do processo de tombamento do Cine-Theatro Central e da iniciativa que gerou a criação do Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM). No Governo Itamar Franco, exerceu o cargo de diretor da Escola de Saúde Pública de Minas Gerais. Ismair Zaghetto foi editor geral dos jornais Diário da Tarde e Diário Mercantil e redator da coluna “Agenda Econômica”, da Tribuna de Minas. Atualmente é professor da Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas Machado Sobrinho e apresentador do programa Dimensão, da TV Visão. Ele ocupa a vice-presidência do Conselho dos Amigos do Museu Mariano Procópio, é membro do Conselho Curador da Funalfa, do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Juiz de Fora, da Academia Juizforana de Letras e do Conselho Deliberativo da Associação de Cultura Brasil-Estados Unidos.
       
       Direitos Humanos – Lêda Schmidt Andrade
       Lêda Schmidt exerceu o cargo de coordenadora nacional da Renovação Cristã do Brasil durante quatro anos, quando teve oportunidade de participar de um encontro latino-americano realizado na Bolívia e de outros três encontros nacionais, em Porto Alegre, Juiz de Fora e São Paulo. Com um grupo, criou o Centro de Defesa dos Direitos Humanos (CDDH), inaugurado em 15 de outubro de 1980. O CDDH surgiu para defender os direitos dos presos políticos. Com o fim da repressão política, passou a atuar em outras áreas, defendendo, por exemplo, o direito à moradia. Lêda Schmidt afirma que os temas anuais das Campanhas da Fraternidade influenciam os trabalhos de defesa dos Direitos Humanos.
       
       Educação: Professor Henrique Duque de Miranda Chaves Filho
       Reitor da Universidade Federal de Juiz de Fora, o professor Henrique Duque de Miranda Chaves Filho ingressou na mesma instituição, por concurso público, como professor da Faculdade de Odontologia. É doutor em Odontologia (Restauradora) e mestre em Dentística Restauradora. Nos últimos oito anos, Henrique Duque foi Diretor da Faculdade de Odontologia da UFJF. Em sua administração, conseguiu elevar o curso para o conceito "A" no antigo Provão do MEC e coordenou a criação do recém aprovado Mestrado em Clínica Odontológica. Ele é ainda o responsável técnico das clínicas odontológicas de atendimento ao SUS, do laboratório regional de prótese dentária. A postura firme do professor em defesa da universidade pública, gratuita e de qualidade, o seu desempenho como administrador e a preocupação constante com a humanização das relações na Universidade, o credenciam como uma das mais importantes lideranças da instituição.
       
       Justiça: Sílvio de Andrade Abreu Júnior
       Juiz titular membro da Corte do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais. Cinco vezes deputado federal, vereador à Câmara Municipal de Juiz de Fora, de 1972 a 1973, autor das obras “Agruras do Custo de Vida” e “Aspectos da Luta Parlamentar”, esta publicada em oito volumes. De 1983 a 1986, licenciado da Câmara dos Deputados, exerceu o cargo de Secretário do Interior e Justiça de Minas Gerais, nos governos de Tancredo Neves e Hélio Garcia. Atualmente Silvio Abreu é membro do Instituto dos Advogados de Minas e, na militância como advogado, responsabiliza-se pelo patrocínio de cerca de 400 ações judiciais em vários estados.
       
       Meio Ambiente: Flávio Cezar Brandão de Carvalho
       Flávio Cezar Brandão de Carvalho fez o curso de Tecnólogo em Meio Ambiente e graduou-se na área pela UNIPAC – Juiz de Fora. Sempre interessado em aprimorar seus conhecimentos, fez dois cursos de especialização, o primeiro deles em Gestão Ambiental em Municípios, oferecido pela UFJF, e o outro em Perícia Ambiental, através da UNIPAC. Trabalhou como Analista Ambiental na empresa Terra Meio Ambiente e na Veiplan – Soluções Ambientais. Entre os inúmeros projetos que executou durante sua carreira, estão o plano de gerenciamento de resíduos de serviço de saúde nos hospitais Monte Sinai e Albert Sabin e em diversas clínicas de Juiz de Fora, elaboração de estudos e Projetos Ambientais referentes ao processo de Licenciamento de empresas de Juiz de Fora e região, plano de recuperação de áreas degradadas e gerenciamento de resíduos industriais. Presta consultoria ambiental a diversas empresas, em seu escritório particular. Funcionário da MRS Logística SA, desde 2005, assessora e apóia a empresa no gerenciamento de programas de Meio Ambiente, fornecendo suporte técnico necessário para as ações de promoção e preservação do Meio Ambiente da empresa.
       
       Esporte – Geraldo de Assis
        No currículo de Geraldo de Assis estão o pentacampeonato do ranking de corrida de rua e da Corrida da Fogueira de Juiz de Fora. Por cinco vezes esteve entre os dez primeiros lugares da Corrida Internacional de São Silvestre, campeão sul americano de cross country, de atletismo nos 5 mil metros e vice nos 10 mil metros rasos, além de ter participado de campeonatos mundiais. Ele considera a vitória no ranking de rústica da cidade em 2006 como um dos seus principais resultados, mas continua considerando a vitória em pista de 10 quilômetros, em Santos, em 1991, como o maior título de sua carreira. O tempo de 28 minutos e 20 segundos até hoje não foi superado.
       
       Filantropia e Assistência Social – Hiper-Roll Embalagens Ltda.
       A empresa está entre as que aderiram ao Programa Redes Sustentáveis, coordenado pela FIEMG. Promove anualmente doação de alimentos para entidades assistenciais, além de ajuda interna para esse público. A empresa já se envolveu em campanhas como a de doação de medula óssea e incentiva seus funcionários a serem solidários, através da doação de sangue. Entre os seus 250 funcionários, estão portadores de necessidades especiais e sete adolescentes aprendizes, grupo que recebe bolsa e vale-transporte para freqüentar o curso de Aprendizagem Industrial do SENAI. Funcionários interessados em concluir o ensino fundamental também têm atendimento por meio do projeto Escolarização Básica. A saúde é outra prioridade e leva a empresa a apoiar seus colaboradores na prática de esportes e através de patrocínios a atletas de ponta, como o corredor Luís Cláudio.
       
       Militar e Segurança Pública: Tenente-Coronel José Ricardo Grunewald Zarantoneli
       O tenente-coronel José Ricardo Grunewald Zarantoneli atualmente ocupa o cargo de chefe do Estado-Maior da Quarta Região da Polícia Militar e é diretor Administrativo do Colégio Tiradentes da PMMG/JF. Natural de Juiz de Fora, cursou a Academia de Formação de Oficiais de 1980 a 1982, em Belo horizonte, tendo retornado à cidade no mesmo ano. Aqui concluiu o curso de Direito pela Faculdade Vianna Júnior em 1989. Especializado em Segurança Pública desde 1994, já exerceu o cargo de comando em todos os níveis da corporação. Foi membro efetivo do Conselho Municipal de Entorpecentes, deu prosseguimento efetivo ao Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD) e foi o responsável pela criação dos Conselhos de Segurança Pública (CONSEP) norte, sul e oeste de Juiz de Fora. Além disso, é palestrante ativo dos diversos ciclos de estudos de política e estratégia da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra - ADESG-JF.
       
       Saúde – José Limar de Oliveira
       Médico, professor e diretor da Faculdade de Medicina, Pró-Reitor de Assuntos Comunitários da UFJF, presidente da Sociedade de Medicina e Cirurgia, José Limar de Oliveira ocupa hoje o cargo de Diretor Clínico da Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora, coordenando os profissionais do maior hospital da região, com 39 municípios pactuados, responsável por mais de mil internações, 1,3 mil cirurgias mensais e 67.992 atendimentos ambulatoriais por ano. Sempre preocupado em se aperfeiçoar, José Limar é pós-graduado em gestão e auditoria hospitalar (MBA) pela UFJF. Tem vários trabalhos publicados em revistas especializadas. Foi também um dos fundadores da Unimed/JF e do Hospital Bom Pastor.
       Agropecuária – Marcelo Detoni
       Marcelo Detoni tem uma vida dedicada ao setor. Empresário há mais de 20 anos, atua há 15 no ramo frigorífico. Essa proximidade com o campo o credenciou para ocupar a Secretaria de Agropecuária e Abastecimento (SAA) da Prefeitura de Juiz de Fora, função que exerce desde 2005. À frente do órgão, Detoni chefia os Departamentos de Abastecimento, Fomento Agropecuário, Informação e Promoção Rural e de Execução Instrumental. As inovações são uma das principais marcas de sua gestão, a começar pela transformação da gerência de agropecuária em secretaria, o que possibilitou maior interação com o meio. Desde a sua posse na Agropecuária e Abastecimento, foram efetivados contratos de subsídio do leite, modernizado o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), o programa Pró-Leite e implantada a portaria do mel. O cooperativismo e o associativismo nunca foram tão incentivados. Detoni é formado em Administração de Empresas.
       
       Política – Walfrido dos Mares Guia
       Quando ministro do Turismo, no primeiro governo do presidente Lula, contribuiu de forma decisiva para dois grandes empreendimentos desenvolvidos na cidade: a restauração do Museu Mariano Procópio e a reconstituição do Caminho Novo da Estrada Real, que passa pelo município. Atualmente, ocupa o Ministério das Relações Institucionais, tendo como uma das funções negociar com os líderes partidários do Congresso Nacional as propostas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Walfrido dos Mares Guia foi eleito deputado federal pelo PTB de Minas para o mandato entre 1999 e 2003, chegando à primeira vice-liderança do partido na Câmara dos Deputados de 1999 a 2000. Foi secretário de Planejamento de Belo Horizonte, secretário de Desburocratização e Reforma Administrativa do Estado, Secretário de Ciência e Tecnologia, secretário de Educação, secretário de Planejamento e Coordenação-Geral de Minas, vice-governador.
       
       Indústria – U&M Mineração e Construção
       A U&M está entre as melhores prestadoras de serviços para os mercados de mineração e construção pesada do país. A empresa realiza implantação de minas com grandes movimentações de solo e rocha nas regiões mais remotas, sendo capaz de mover até 15 milhões de toneladas de material por mês. A empresa aplica o Sistema de Excelência e Gestão (SEG), prioriza a mão-de-obra local e tem a preservação do meio ambiente como uma constante. Realiza e estimula práticas ecologicamente corretas, empenha-se na promoção de reflorestamento, no tratamento correto de efluentes e contribui para a manutenção de diversas instituições de conservação ambiental, como a reserva de Ibitipoca. Toda esta estrutura fez com que alcançasse grandes conquistas, como o Prêmio Mineiro de Qualidade, as certificações ISO 14001 e OHSAS 18001, além da recertificação ISO 9001. Ela foi eleita ainda uma das melhores empresas brasileiras para se trabalhar, em pesquisa realizada pelo Guia Exame – Você S/A.
       
       Comércio e Serviços – MRS Logística S/A
        A MRS Logística iniciou suas atividades aqui em 1º de dezembro de 1996, após vencer o leilão de licitação da Malha Regional Sudesde da Rede Ferroviária Federal. Atua no mercado de transporte ferroviário de carga nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Com uma malha de 1,7 mil quilômetros de extensão, suas linhas acessam os portos de Santos, em São Paulo; Rio de Janeiro, Sepetiva e Guaíba, no Rio de Janeiro. A empresa encerrou o ano de 2006 com um volume total de transporte de 113,3 milhões de toneladas úteis, o que representa crescimento de 4,6% em relação ao ano anterior. A manutenção de aproximadamente 650 empregos diretos a geração de mais de R$ 1 milhão de ISS ao ano para a cidade, além do desenvolvimento de programas sociais, demonstram a importância da MRS Logística S.A para Juiz de Fora. Além dos números, em favor do município são desenvolvidos programas sociais e educativos que retornam nos mais variados setores: segurança, meio ambiente, cultura, esportes. A preocupação em prevenir acidentes é evidenciada através do projeto MRS nas escola, teatro e distribuição de materiais nas principais passagens de nível e auto-escolas.
       
       José Antônio Jacob - Mérito Excepcional
       O trabalho do poeta, sonetista e escritor José Antonio Jacob é marcado pela perfeição na metrificação e qualidade poética. Este juizforano é considerado um dos maiores poetas e críticos da atualidade. “Entendo que a poesia é a mais pura forma literária de expressão do sentimento humano”, afirma. Jacob, autor do livro “Almas Raras”, trabalhou como redator nos extintos jornais Gazeta Comercial, A Tarde e Jornal Urgente. Ele teve oportunidade de conviver com nomes como Roberto Medeiros, Dormevilly Nóbrega, Hegel Pontes, Daltemar Cavalcanti Lima, José Carlos de Lery, entre outros.
       
       Unimed-JF – Mérito Excepcional
        Assegura assistência de qualidade a mais de um terço da população da cidade, o correspondente a um número superior a 100 mil pessoas. Mais de mil médicos especialistas, mais de 150 laboratórios, clínicas e hospitais, além de serviços exclusivos como o SOS Unimed 24 horas, atendimento de urgência e emergência médica, são colocados à disposição da comunidade. A responsabilidade e resultados da instituição são estendidos a toda cidade, através de iniciativas socioeducativas e de promoção da saúde. Médicos da Unimed ministram palestras gratuitas; ensinam como viver mais e melhor. A responsabilidade social ainda é demonstrada através de projetos como: alfabetização de adultos, menor aprendiz, campanhas de prevenção e incentivo à solidariedade e combate à violência.
       
       Marcus Pestana – Mérito Excepcional
       Secretário de Estado da Saúde pela segunda vez consecutiva. Foi reconduzido ao cargo pelo governador Aécio Neves, depois da atuação competente e eficaz na última gestão. Entrou na política a partir do movimento estudantil. Em 1980 tornou-se presidente do Diretório Central dos Estudantes. Em seguida, foi eleito vereador de Juiz de Fora cumprindo mandato entre 1983 e 1988 e conduzido à presidência do PSDB de Juiz de Fora em 1992. Foi secretário de Governo da Prefeitura da cidade em 1993/1994 e, logo após, secretário adjunto de Planejamento e secretário de Planejamento do Governo de Minas Gerais. Ainda chefiou o Gabinete do Ministério das Comunicações e foi secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente.
       
       Votorantim Metais – Mérito Excepcional
        A Votorantim Metais atua na cidade desde 2002, quando adquiriu a Companhia Paraibuna de Metais. Mantendo 600 empregos diretos, a unidade de Juiz de Fora é a maior produtora e fornecedora de pó de zinco para pilhas no Brasil e a única empresa produtora de dióxido de enxofre para venda. Em 2006, a empresa anunciou um investimento de R$ 285 milhões para a construção da primeira fábrica de Polimetálicos do Brasil. O investimento no social é outra prioridade da empresa, que escolheu o jovem para investimento através dos projetos: “Participação Cidadã”, “Equale”, “Menores Aprendizes”, “Pequenos Jardineiros” e “Estagiários Mirins”. O mais recente projeto lançado, em parceria com o município, por meio da AMAC, foi o “Agente do Amanhã”. A empresa ainda desenvolve os projetos “Educação Ambiental” e “Áreas Verdes”.
       
       Grupo Queiroz Galvão - Mérito Excepcional
       Atuando em todos os segmentos da construção pesada, a Construtora Queiroz Galvão está presente em todo o território nacional e na América Latina, através de rodovias, ferrovias, obras de saneamento e recursos hídricos, edificações, metrôs, hidrelétricas e aeroportos. Além de estar presente em setores fundamentais para a preservação do meio ambiente, como é o caso da operação e recuperação e aterros sanitários, a empresa realiza trabalhos educativos, investindo na construção de Centros de Educação Ambiental abertos às comunidades locais e vizinhas. A qualidade técnica da equipe, a filosofia empresarial, o modelo de gestão moderno, avançados métodos construtivos e a consciência ambiental, resultaram na conquista de certificados pelas normas ISO 9001:2000, ISO 14001:1996, OHSAS-18001:2001.
       

Arquivo de notícias >>>

Visualizada pela 666ª vez

Câmara Municipal de Juiz de Fora
Rua Halfeld, 955 - Centro, Juiz de Fora/MG
Tel: (32) 3313-4700

design by
©2011 Câmara Municipal de Juiz de Fora | Licensa Creative Commons