Buscar
 

Arquivo de Notícias

14/02/2020

Portal da Transparência da Câmara tem novas ferramentas e mais clareza para os cidadãos

Salários discriminados, download em formato manipulável, acessibilidade em LIBRAS e documentação de todos os registros de licitações estão disponíveis

Mais próximo dos cidadãos de Juiz de Fora e com acesso às decisões políticas que impactam a vida de toda a população, o Portal da Transparência do Poder Legislativo apresentou novas ferramentas que deram mais dinamismo e inclusão no acesso às informações públicas. As mudanças contemplam, essencialmente, quatro aspectos do portal: informações sobre licitações, remuneração de agentes políticos e servidores, acessibilidade e melhoria da ferramenta de busca. Já está em projeto a extensão das ferramentas de acessibilidade também ao site da Câmara.  

De acordo com o presidente da Câmara Municipal, Luiz Otávio Fernandes Coelho - Pardal (PTC), este é mais um recurso para que a população tenha acesso aos gastos do Legislativo, sendo de fundamental importância para que as ações da Câmara estejam acessíveis ao conhecimento de todos. 

O chefe da divisão de informática, Ederson Ribeiro, explica que os cidadãos podem agora acessar todos os documentos relativos aos procedimentos de licitações. “Há uma cópia digital de todos os documentos de um processo licitatório. Cada um dos registros de uma licitação são escaneados e colocados no portal”. Outra mudança significativa para que a população acompanhe a gestão da Casa é o acesso a uma planilha consolidada com todas as remunerações dos vereadores e servidores. As novidades neste acesso é que agora os dados estão discriminados. “Antes a população tinha acesso ao valor bruto e líquido, mas agora pode saber as especificações de cada valor nos salários, como as verbas indenizatórias, as ajudas de custos e auxílios”, esclarece Ederson. Ainda sobre esse ponto, a mudança no Portal prevê também que os usuários possam fazer download dos documentos em formato manipulável, ou seja, os cidadãos poderão usar as planilhas em arquivos que permitam destaques e comparações, por exemplo. “Isso dá mais poder ao contribuinte e cidadão de fazer destaques, cruzar dados e acompanhar melhor as atividades e gastos da Câmara”, afirma Ederson. 

O portal agora conta também com mais usabilidade para pessoas com deficiência. Foram incluídos contrastes e aumento de fontes para pessoas com limitações na visão e uma ferramenta que faz a interpretação em LIBRAS. Além disso, o portal é responsivo e funciona em qualquer plataforma.


Informações: 3313-4734 / 4941 - Assessoria de Imprensa

Visualizada pela 326ª vez

Câmara Municipal de Juiz de Fora
Rua Halfeld, 955 - Centro, Juiz de Fora/MG
Tel: (32) 3313-4700

design by
©2011 Câmara Municipal de Juiz de Fora | Licensa Creative Commons