14/01/2020

Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa define prioridades na primeira reunião do ano

Primeiro assunto em 2020 é o possível retorno do bloco Recordar é Viver ao carnaval de Juiz de Fora

Na primeira reunião do ano realizada nesta terça-feira, 14, a Comissão Permanente de Defesa dos Direitos dos Idosos definiu prioridades e recebeu indicações dos participantes para a condução dos trabalhos em 2020. Estiveram presentes representantes da sociedade civil, do Executivo, os vereadores Juraci Scheffer (PT) e Vagner de Oliveira (PSC), e assessores dos vereadores Adriano Miranda (sem partido) e Kennedy Ribeiro (MDB). Como pauta principal, os membros discutiram o retorno do bloco Recordar é Viver, que em 2019 não participou das atividades carnavalescas.

De acordo com o vereador Juraci, durante todo o ano serão definidos os assuntos de forma democrática com os membros da comissão mas, por enquanto, as reuniões estarão focadas na questão do carnaval, buscando incluir os idosos na atividade cultural. “Queremos fazer com o que o bloco Recordar é Viver possa voltar. No ano passado ele não desfilou, tem tradição, sempre fez a abertura do carnaval de Juiz de Fora, os idosos gostam muito, é um momento de alegria, entretenimento, lazer, e eles vêm com todo gás para participar”, defendeu.

Durante a reunião surgiram diversas sugestões para o ano, como condições de funcionamento das Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), acessibilidade no transporte público e burocracia para retirada de passagens de gratuidade nos ônibus interestaduais, que serão debatidas em outros encontros.

O gerontólogo José Anísio Pitico defendeu que a Comissão trabalhe de forma integrada com outras comissões da Casa, de forma sistêmica, para que os idosos se façam representar nas discussões de vários assuntos, como por exemplo saúde e educação. “São demandas que percorrem todas as comissões em relação ao bem estar, à defesa e proteção social das pessoas idosas; e se ficarmos apenas reunidos entre nós, não iremos acompanhar o que está sendo deliberado e o que pode ser proposto”, finalizou.

Informações: 3313-4734 / 4941 - Assessoria de Imprensa