Buscar
 

Arquivo de Notícias

11/06/2019

Canudos de plástico podem ser proibidos em Juiz de Fora

Entra em votação no mês de junho, o Projeto de Lei do vereador Zé Márcio-Garotinho (PV) que proíbe a utilização de canudos de plástico em estabelecimentos comerciais de Juiz de Fora. De acordo com a proposta, os restaurantes, lanchonetes, bares e vendedores ambulantes do município poderão oferecer somente canudo de papel biodegradável e/ou reciclável.

Ao ser aprovado, o projeto coloca Juiz de Fora em um seleto grupo de cidades que já proíbem o uso de canudinhos de plástico. No Brasil, metrópoles como Rio de Janeiro e São Paulo já adotaram a norma, com o compromisso de diminuírem o consumo de plástico e aumentar a preservação ambiental.

Estima-se que cerca de 4% do plástico existente nos oceanos são canudinhos. E se nada for feito até 2050 teremos mais plástico do que peixe nos oceanos.

“A vida útil de um canudo é o tempo suficiente para você terminar a sua bebida, uma média de 4 minutos. E ele gasta mais de 200 anos para se decompor na natureza e quando vai parar nos oceanos o plástico acaba massacrando a vida marinha”, comenta o vereador.  

Zé Márcio-Garotinho ainda ressalta que a lei traz consciência ambiental à população. “Estamos comemorando o ‘junho verde’, período no qual discutimos questões ambientais, por isso estamos trabalhando para aprovação desta lei este mês. A população já tem ciência das conseqüências de quando não cuidamos do nosso meio ambiente. Afinal, estamos todos dentro do planeta e não existe jogar o lixo ‘fora’”.

Após a aprovação, a norma entra em vigor em 90 dias. O estabelecimento que descumprir está sujeito a uma multa no valor de R$ 2.000. Em caso de reincidência o valor é dobrado.

Fonte: Assessoria do vereador

 

Informações: 3313-4734 / 4941 - Assessoria de Imprensa

Visualizada pela 296ª vez

Câmara Municipal de Juiz de Fora
Rua Halfeld, 955 - Centro, Juiz de Fora/MG
Tel: (32) 3313-4700

design by
©2011 Câmara Municipal de Juiz de Fora | Licensa Creative Commons