13/03/2020

Fiscaliza JF visita UBS de Benfica




imagem

Problemas na segurança e na marcação de consultas, espaços ociosos e necessidade de especialidades foram alguns dos apontamentos da população e profissionais de saúde

Com reclamações de usuários sobre a marcação de consultas e a falta de atendimentos de especialidades, o Fiscaliza JF visitou nesta quinta-feira, 12, a Unidade Básica de Saúde (UBS) de Benfica . A supervisora da Unidade, Joelma Reis, explicou que há a necessidade de mais profissionais para suprir a demanda reprimida, principalmente, em cirurgia pediátrica, ortopedia, cardiologia e ginecologista. Nós temos os atendimentos, mas os profissionais que temos não conseguem dar conta da demanda de Benfica e região.

A supervisora destacou também infiltrações na estrutura do prédio, além de problemas com segurança. Sofremos alguns furtos na unidade. Levaram equipamento eletrônico, fiação, lanternas, sonar, tubulação de oxigênio e ar comprimido, detalhou a auxiliar administrativa Valdileia Campos. Só em fevereiro, a UBS foi furtada duas vezes.

Alguns médicos, que prefeririam não se identificar, lembraram que a falta de fita glicêmica é um problema grave na unidade. Ressaltaram também que haja uma orientação para que a população entenda a importância de não faltar às consultas porque há, nesses casos, uma reserva de vaga que poderia ser utilizada por outro usuário.

O vereador Kennedy Ribeiro (MDB) participou da fiscalização e apontou o subaproveitamento do espaço. Há necessidades na unidade que poderiam ser atendidas com a utilização desta área. Inclusive há um pedido antigo da população para a instalação de uma farmácia regional, que poderia ser instalada aqui. Espaço não falta. É preciso que a Prefeitura dê um jeito nisso. Não pode um local bom como este ficar assim, vazio. Sobre isso, Valdileia explicou que se trata de uma área ocupada quando o prédio ainda era uma policlínica. Com o fechamento da policlínica e a transferência dos atendimentos de urgência e emergência para a UPA Norte, o espaço ficou sem utilidade, embora seja ótimo para a colocação de uma farmácia 24 horas, concluiu ela.

O mesmo ponto foi também observado pelo coordenador do Fiscaliza JF, Vinícius Azevedo. De acordo com ele, há um subaproveitamento do espaço para uma região com aproximadamente 30 mil pessoas. “Essa UBS poderia ser melhor utilizada, ter maior volume de profissionais de saúde para que o atendimento fosse mais célere para a população”.

As moradoras de Benfica, Marlene Zancanelli e Cleusa Silva, ambas residentes há mais de sessenta anos do bairro, reclamaram principalmente da ausência de profissionais para a marcação de consulta e recepção. Marlene, inclusive, está em tratamento médico e tem dificuldades com a apresentação dos exames.

Informações: 3313-4734 / 4941 - Assessoria de Imprensa




Mais Notícias