06/03/2020

Rua onde o asfalto se rompeu e desmoronou em Santa Luzia recebeu visita do Fiscaliza JF




imagem

Moradores da Rua José Orozimbo de Oliveira pedem socorro, e o presidente da Câmara solicita atenção ao coordenador da Defesa Civil

O programa Fiscaliza JF, da Câmara Municipal, esteve, na tarde da última quinta-feira (5), no bairro Santa Luzia. O objetivo foi conhecer a situação da Rua José Orozimbo de Oliveira, onde metade da pista desmoronou, com a chuva da terça-feira, 3.

“Os mais antigos que moram aqui falam que esta parte sempre foi aterro. Aterraram a rua, subiram e colocaram asfalto. Aí foi cedendo, porque passam caminhões grandes, pesados”, conta Edmar Vasques. De acordo com ele, antes de a rua chegar a este ponto, os moradores pediram providências à Prefeitura. “A gente havia pedido pra passarem uma camada de asfalto nas rachaduras, somente isso. E a Prefeitura, não sei o que foi, mas não deu ideia”.

Segundo Vasques, o engenheiro José Vasques, da Defesa Civil, estava na Rua José Orozimbo, quando aconteceu o desmoronamento. “Ele saiu correndo com a gente também, mas não retornou. A Defesa Civil não deu posicionamento nenhum aqui pra gente”, relata o morador. Foi Edmar e seus vizinhos que improvisaram sacos, areia, fita e outras sinalizações para alertar as pessoas a não chegarem na beirada do asfalto.

O Presidente da Câmara, vereador Luiz Otávio Coelho, o Pardal, do PTC, acompanhou a visita do Fiscaliza JF ao local e disse que a situação é extremamente preocupante. Por isso, logo após a sua chegada, o parlamentar telefonou para o coordenador da Defesa Civil, Jefferson Rodrigues. Durante a ligação, feita na frente de um grupo de moradores, Pardal perguntou se o coordenador já tinha estado ao local. “Já sim, várias vezes. Estamos monitorando direto aí”, respondeu Rodrigues. Ele disse que não há nada a fazer agora, a não ser alguns paliativos para amenizar o problema. “E, se não tiver jeito, retirar o pessoal das casas”, complementou. O coordenador da Defesa Civil garantiu que um engenheiro já estava a caminho do endereço. Por volta de 21h do mesmo dia, segundo alguns moradores, os técnicos da Defesa Civil foram à Rua José Orozimbo, analisar o problema.

“Sempre houve esse problema aqui nas encostas do nosso bairro. Porque isso daqui é um vale. Temos ruas que estão interditadas há 40 anos, onde só passa gente. Carro não passa mais”, relatou o integrante da SPM de Santa Luzia, Carlos Henrique Machado Silva. Ele contou que, desta vez, não houve perda de vidas. Mas essa tragédia já aconteceu em outros momentos.

O Fiscaliza JF irá enviar um relatório da visita à Prefeitura, pedindo intervenções emergenciais no local.

Informações: 3313-4734 / 4941 - Assessoria de Imprensa




Mais Notícias