09/10/2019

Vereadores visitam UPA Norte




imagem

Uma média de quatrocentos a quinhentos pacientes por dia são recebidos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Região Norte. A informação foi repassada pela responsável técnica de enfermagem da unidade, Rilse Mara Herondino. Ela ainda afirmou que a UPA é responsável pelo atendimento de aproximadamente 250 mil pessoas, a média é feita por meio da área coberta em que a Unidade de Saúde atende, incluindo algumas cidades da região como Aracitaba, Ewbank da Câmara e Santos Dumont.

Durante a visita, foram verificadas: a estrutura da UPA, os atendimentos feitos pelos profissionais, o tempo de espera para atendimento médico, o tempo de espera dos pacientes com maior gravidade aguardam na unidade, a espera de uma vaga de transferência para os hospitais da cidade. Estiveram presentes na visita junto ao Fiscaliza JF, a vereadora Ana do Pde. Frederico (MDB) e os vereadores Cido Reis (PSB), João Coteca (PR), Júlio Obama Jr. (PHS), Juraci Scheffer (PT), Kennedy Ribeiro (MDB), Luiz Otávio Fernandes Coelho (Pardal - PTC), NIlton Militão (PTC), Vagner de Oliveira (PSC).

No total, 29 pacientes aguardam a transferência para Hospitais da cidade, destes oito encontram-se na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com capacidade para apenas cinco vagas. O corpo clínico da UPA Norte é composto por 35 médicos clínicos geral, 14 cirurgiões, 14 ortopedistas, 28 pediatras e 50 técnicos de enfermagem. Estes profissionais fazem revezamento em escalas de 12/24/48 horas. Rilse adiantou que a UPA Norte é a única Unidade de urgência e emergência da cidade para média e alta complexidade. Ela ainda esclareceu que a UPA tem uma grande demanda de pacientes que deveriam receber atendimento ambulatorial. “Hoje, dos 10 mil atendimentos/mês, nós temos 7 mil pacientes classificação verde, ou seja, pacientes classificação verde ou azul, que poderiam receber atendimentos nas Unidades de Básicas de Saúde”.

“Precisamos dar uma sequência nessas visitas, pois o serviço prestado aqui é bom, mas é fundamental sabermos se os valores estão sendo repassados para a continuidade deste trabalho”, disse o presidente da Casa, vereador Pardal. Ele salientou, ainda, o papel dos vereadores. “Nós vereadores temos esse papel, o de fiscalizar, temos esse respeito com o cidadão de Juiz de Fora e dar qualidade de vida necessária à população”, finalizou.

O vereador Kennedy Ribeiro indagou “precisamos saber onde estão os gargalos da saúde de Juiz de Fora. É na UPA? É nos hospitais? É na UBS?”, disse Kennedy elogiando ainda o trabalho que a UPA tem realizado. “A UPA está fazendo o papel de hospital (...) e nós iremos trabalhar para saber onde está o gargalo da saúde, pois há pessoas que estão internadas aqui, há 19 dias e isso não é aceitável”, disse ele explicando ainda que a unidade é 24h. Kennedy salientou ainda que irá realizar um trabalho em conjunto com todos os vereadores envolvidos nesta demanda e assim levar uma solução para a população de Juiz de Fora.

O servidor do Fiscaliza JF, Guilherme Mendonça, acompanhou os vereadores durante a visita na UPA e explicou que o serviço do Fiscaliza JF é verificar as condições do equipamento, sua parte estrutural e dos profissionais.“ Nosso dever é auxiliar os vereadores como parte técnica”, disse Guilherme. Ele lembrou também que o Fiscaliza JF irá elaborar um relatório sobre a visita com imagens e suas observações e, em seguida, o documento será encaminhado à Prefeitura em forma de pedido de informação que fica disponível no site com todas as informações da visita.

Informações: 3313-4734 / 4941 - Assessoria de Imprensa




Mais Notícias