Buscar

Cãmara Sênior

03/10/2017

JF ganha Câmara Sênior que promete estimular participação das pessoas idosas na vida da cidade

Estimular e/ou aumentar o grau de participação social das pessoas idosas em Juiz de Fora, criando um espaço político de discussão e reflexão permanente sobre as principais demandas da cidade. Este é apenas um dos objetivos da Câmara Sênior, instalada oficialmente nesta segunda-feira, dia 02, no Legislativo Municipal.
 
A cerimônia - que também comemorou Dia Internacional do Idoso - celebrado  no dia 1° de outubro,  foi marcada pela entrega dos termos de posse aos 20 membros e cinco instituições que compõem a Câmara Sênior.  A definição dos membros e das instituições foi realizada por meio de um sorteio que ocorreu no dia 31 de agosto, no plenário.
 
As cinco instituições sorteadas foram a Associação dos Aposentados, Pensionistas e Idosos; Amac/Centro de Convivência do Idoso; Ordem dos Advogados do Brasil - subseção Juiz de Fora (OAB/JF); Espaço Bem-Estar Saúde Integrada e Lar do Idoso Luiza de Marillac.
 
Para a presidente da Comissão Permanente de Defesa dos Direitos dos Idosos, vereadora Ana do Padre Frederico (PMDB), "ser idoso não é sinônimo de velhice, nem de sedentarismo ou mau humor, vamos ser felizes".  
 
O gerontólogo e Assistente Social, José Anísio Pitico da Silva,, “um simples gesto de cidadania, com a presença da Câmara Sênior em nossa rotina urbana, mas que faz toda a diferença ao promover a participação dos mais velhos na solução dos problemas que temos na cidade. Num momento tão incerto e inseguro como o que nosso país atravessa na construção de seu futuro, nada mais sensato e recheado de esperanças do que ouvir a voz das pessoas mais experientes e mais vividas para a conquista de uma cidade mais justa, mais solidária e civilizada”. 
 
Para o presidente do parlamento municipal, vereador Rodrigo Mattos (PSDB), “a instalação da Câmara Sênior é mais uma demonstração de que o Legislativo de Juiz de Fora luta por uma democracia permanente, com as participações de crianças, jovens e idosos nas discussões da Casa, por meio de programas como o Câmara Mirim, o Conheça a Câmara, o Parlamento Jovem e, agora, a Câmara Sênior. 
 
O deputado estadual Isauro Calais (PMDB) informou aos presentes que por meio de uma emenda proposta por ele, o município irá realizar novas obras de acessibilidade no centro da cidade, que não serão voltadas apenas para pessoas com deficiência, mas também para os idosos. "Hoje a população idosa representa 14% de toda a população de Juiz de Fora."
 
Estiveram presentes também na sessão os vereadores João Coteca (PR), Delegada Sheila (PTC), Pardal (PTC), Charlles Evangelista (PP), Vagner de Oliveira (PSC), Marlon Siqueira (PMDB) e Dr. Antônio Aguiar (PMDB).  
 
 
Capacitação começa nesta quinta-feira
 
A Escola do Legislativo Professor Willian Coury Jabour será responsável por capacitar os membros da Câmara Sênior. Nesta quinta-feira, 05, acontece a primeira palestra com o tema Política, Cidadania, Democracia e Participação Política, ministrada pelo servidor concursado Sérgio Dutra, coordenador do Parlamento Jovem e da Câmara Mirim. Nos dias 6 e 9, os servidores Sérgio Loures e Cristiane Mara Teixeira falam sobre Mecanismos de Participação Popular, poderes do Município e Orçamento Público. E no dia 20, encerrando a capacitação, a assistente social da Casa e coordenadora dos trabalhos da Câmara Sênior, Flávia Duarte, fala sobre Políticas Públicas e Participação Popular. 
 
 
Informações: 3313-4734 – Assessoria de Imprensa



Outras notícias:
06/11/2019 Câmara Sênior organiza reivindicações para encaminhar à Presidência da Câmara
01/10/2019 Câmara Sênior discute fiscalização em instituições de longa permanência para idosos
03/09/2019 Câmara Sênior propõe reunião com MP, Vigilância Sanitária e Conselho do Idoso para esclarecimentos sobre as ILPIs
09/08/2019 Câmara Sênior propõe alterações no regulamento e recebe nova colaboradora
13/03/2019 Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social ministra palestra no Câmara Sênior
10/01/2019 Câmara Sênior anuncia novas atividades
02/10/2018 Câmara Sênior realizada primeira reunião integrada e entrega documento com reivindicações
06/03/2018 Câmara Sênior cria carta de repúdio
06/02/2018 Câmara Sênior define temas abordados durante 2018 e 2019
24/10/2017 Câmara Sênior discute políticas públicas
09/10/2017 CAC promove capacitação para integrantes do Câmara Sênior
03/10/2017 JF ganha Câmara Sênior que promete estimular participação das pessoas idosas na vida da cidade
28/09/2017 Cerimônia Solene marca instalação do Câmara Sênior
31/08/2017 Câmara Sênior: definidos membros e instituições titulares
29/08/2017 Mesa Diretora apresenta resolução que cria Câmara Sênior
08/08/2017 Formulação da Câmara Sênior é apresentada a entidades
07/08/2017 Abertas as inscrições para Câmara Sênior



CÂMARA SÊNIOR

OBJETIVO PRINCIPAL

A Câmara Sênior foi criada pela Resolução 1318, de 29 de outubro de 2018, e tem o objetivo principal criar um ambiente homogêneo que facilite o diálogo e o debate entre os idosos, visando contribuir para uma maior formação de consciência cidadã, bem como assegurar a participação popular.

 

A Câmara Sênior, garante aos idosos um canal de comunicação com o poder público, permitindo a sugestão de propostas de ações do poder público para este público específico. 

 

OUTROS OBJETIVOS:

  • Possibilitar maior formação de consciência por meio de capacitação permanente acerca de temas de cidadania.
  • Permitir aos participantes o acesso e o conhecimento das atividades da Câmara Municipal e o papel desempenhado pelos Vereadores;
  • Favorecer atividades de discussão e reflexão sobre as principais demandas do Município de Juiz de Fora;
  • Gerar oportunidade para que os participantes apresentem sugestões à Câmara Municipal para auxiliar na solução de importantes questões municipais.

 

FORMATO DA CÂMARA SÊNIOR

  • A Câmara Sênior é formada por 20 idosos e 5 representantes de instituições de atendimento a idosos, que necessariamente não precisam ser idosos,  mas precisam participar das atividades do projeto. 
  • A Câmara Sênior conta com suplentes que possam substituir os membros titulares quando estes necessitarem se afastar em definitivo do projeto. São 5 suplentes dos idosos e 2 suplentes dos representantes das instituições, que serão escolhidos também por sorteio. 
  • A Câmara Sênior também conta com um presidente, um vice-presidente, um primeiro secretário e um segundo secretário, eleitos pelos membros titulares. Estes terão o papel de facilitadores das reuniões e serão incumbidos de dar as devidas providências para o seu melhor funcionamento.
  • Os participantes da Câmara Sênior passam por uma capacitação por meio de palestras que abordam temas como cidadania, democracia, política, participação popular e as funções dos poderes da república. 
  • As atividades do projeto deverão ser acompanhadas por um servidor da equipe técnica do Centro de Atenção ao Cidadão (Flávia).
  • O mandato de cada grupo é de 2 anos.
  • Os temas a serem debatidos na Câmara Sênior serão estabelecidos pelos próprios integrantes. Para o anos de 2018 e 2019 foram escolhidos os seguintes temas:
  • Discutir a rede sócio assistencial. 
  • Discutir as legislações nacionais e municipais com relação aos idosos (inclusive o fundo público do idoso).
  • Acessibilidade (transporte, trânsito, mobilidade).
  • Fluxo de apuração e encaminhamento de denúncias no município.
  • Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI’s).
  • Atendimento de saúde do idoso.
  • Campanhas de respeito ao idoso.
  • A Câmara Sênior poderá convidar representantes de órgão públicos e/ou outro palestrante para falar sobre os temas escolhidos.
  • A Câmara Sênior poderá apresentar propostas à Câmara Municipal, devendo estas serem encaminhada à Comissão Permanente do Idoso para as devidas providências. 
  • Serão realizadas reuniões integradas da Câmara Sênior com a Comissão do Idoso da Câmara Municipal para encaminhar as propostas levantadas no grupo. Essas reuniões deverão ocorrer ao fim de cada debate de tema e serão realizadas no plenário da Câmara Municipal. Essas reuniões são abertas.  
  • As propostas passíveis de serem transformadas em Requerimentos, Representações ou Projeto de Lei posteriormente serão encaminhadas à Plenária da Câmara Municipal.  

Câmara Municipal de Juiz de Fora
Rua Halfeld, 955 - Centro, Juiz de Fora/MG
Tel: (32) 3313-4700

design by
©2011 Câmara Municipal de Juiz de Fora | Licensa Creative Commons